O que são vírus de computador?

Diante as correrias na web, seja a trabalho ou a diversão, sempre contamos com uma
“praga ” vamos dizer assim ‘, os chamados vírus, eles que sempre são uma pedra em nosso sapato, sempre atrapalhando nossas vidas, e baseado nisso resolvemos criar esse post explicando tudo sobre eles, uma postagem completa, falando oque eles são na verdade, e o mais importante como se proteger.

São programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam esconder-se para não serem exterminados.

Os vírus de computador podem anexar-se a quase todos os tipos de arquivo e espalhar-se com arquivos copiados e enviados de usuário para usuário. Uma simples rotina, ou comando, pode disparar o gatilho do vírus, que pode mostrar apenas mensagens ou imagens (sem danificar aquivos da máquina infectada), ou destruir arquivos e reformatar o disco rígido. Se o vírus não contém uma rotina de danos, ele pode consumir capacidade de armazenamento e de memória ou diminuir o desempenho do PC infectado.

Até sete anos atrás, a maioria dos vírus se espalhava por meio do compartilhamento de arquivos em disquete, mas a popularização da Internet trouxe novas formas de contaminação e de vírus: por e-mail, por comunicadores instantâneos e por páginas html infectadas.

Segundo a International Security Association (ICSA), mais de 60 mil vírus já foram identificados, e 400 novas pragas são criadas mensalmente, o impede que os usuários estejam 100% imunes a vírus.

Veja esse video abaixo :

Oque São Virus.

Os Ivasores

Como se proteger dos vírus de computador.

 

Uma das maiores preocupações dos usuários de informática é a contaminação de “vírus” em seus computadores.

São pequenos programas desenvolvidos com o objetivo de danificar ou apagar as informações dos computadores. Chamado de vírus justamente pela semelhança de comportamento com o vírus biológico, pode infectar o computador sem que o usuário perceba, multiplicando-se através de mídias de transferência como disquetes ou e-mails.

São milhares de “espécies”, desde os menos ofensivos que poderão deixar seu computador lento, até os mais potentes que conseguem travar seu computador, apagar informações, danificar a BIOS do computador (programa de inicialização), repassar vírus para sua lista de e-mails etc.

Como o computador pode ser contaminado

Através da utilização de acessórios com vírus, como por exemplo, disquetes, CDs, ZIPs, arquivos na Internet etc.

Os principais sintomas de um equipamento contaminado são:

  • lentidão no processamento das informações;
  • exclusão e alteração nos dados;
  • troca nas datas dos arquivos e programas;
  • travamento constante do computador;
  • e em casos mais graves, simplesmente a máquina não inicializa.

Procedimentos preventivos

  • Mantenha sempre softwares antivírus em seus computadores (servidor e estações).
  • Antes de ler disquetes, zip drives, cdroms etc., ative o software antivírus.
  • Evite instalar programas ou ler e-mails de procedência duvidosa.
  • Não permita que pessoas desconhecidas utilizem seus computadores.
  • De preferência, remova os drivers que são pouco utilizados.
  • Na Internet, não acesse sites de risco, como por exemplo, programas piratas, hackers etc.

Há diversos programas que monitoram o computador durante o processo de gravação, abertura de e-mails, instalação de programas e navegação na Internet, minimizando o risco de contaminação.

Alguns dos sites que comercializam softwares antivírus:

 

www.symantec.com.br ? Norton antivírus

www.nai.com.br ? Mcafee Total Vírus Defense

www.ca.com (em inglês) – Inoculate IT

 

Estar com o programa antivírus instalado não é suficiente. É fundamental mantê-lo atualizado com as novas “vacinas”. Diariamente, são desenvolvidas dezenas de variações de vírus, novos vírus e novas “vacinas”. É necessário associar-se à empresa fornecedora de antivírus, garantindo a atualização de seu software de proteção.

Caso seu computador seja danificado e as informações não possam ser recuperadas, somente através do BACKUP (cópia de segurança) seus dados poderão ser restaurados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *